Contratura capsular na prótese de silicone: o que é?

Contratura capsular

Todo tipo de cirurgia plástica possui riscos, e com o implante de prótese de silicone não seria diferente. Aliás, uma das complicações que podem acontecer com quem realiza esse procedimento é a contratura capsular. A contratura capsular acontece quando há a perda da elasticidade da cápsula que envolve a prótese de silicone. Dessa forma, a cicatrização em volta do tecido mamário não acontece de forma adequada, causando desconforto e, até mesmo, mudando a aparência da mama.

Níveis de contratura capsular

A contratura capsular na prótese de silicone pode acontecer em diferentes graus, que são medidos por uma classificação conhecida como Classificação de Baker. Sendo assim, esse problema pode ser de grau:

I – A mama ainda apresenta a consistência de uma mama não operada.

II – A mama está um pouco mais endurecida e a prótese, apesar de palpável, não é visível. Nesse caso, a contratura é mínima.

III – A mama está mais endurecida e a prótese é palpável e visível. Nessa situação, a contratura é moderada.

IV – Esse grau indica uma contratura grave. A mama está bem endurecida e a distorção da prótese fica muito visível, além de causar dor e ser fria.

Quais são as causas?

Hematomas pequenos, próteses antigas, infecções assintomáticas… As causas são várias e ás vezes não conseguimos identificar o motivo que ocasionou uma contratura.

Sintomas da contratura capsular

Os sintomas dessa complicação podem aparecer depois de meses ou anos. Sendo assim, na maioria das vezes, os sintomas são discretos, relacionando-se com a alteração da firmeza e aparência das mamas. Entretanto, quando o quadro é mais grave, a contratura chega a deformar a mama e a causar muita dor.

Como evitar a contratura capsular?

Antes de você se assustar e pensar em desistir do seu tão sonhado implante de silicone, saiba que a contratura muscular pode ser evitada. Desse modo, vale ressaltar que a melhor prevenção é seguir à risca os cuidados pós-operatórios. Isso porque hematomas, infecções ou grandes inchaços fazem o organismo entender que precisa proteger a região operada, o que aumenta a espessura da cápsula.

Portanto, siga as recomendações da sua médica, tome as medicações necessárias.

Tratamento

O tratamento ideal depende do grau da contratura capsular. Sendo assim, quando o grau é mais leve, pode-se alcançar uma melhora com procedimentos não invasivos, como medicações e observação.

Entretanto, no caso de graus mais graves, faz-se necessário a realização de uma cirurgia adicional. Essa cirurgia pode ser feita com a remoção do tecido espesso e trocando a prótese de lugar ou também não colocando mais a prótese e fazendo o lifting mamário + enxertia de gordura. Enfim, complicações podem surgir em qualquer tipo de cirurgia.

Mas, fazendo nossa parte, é possível evitar grande parte delas. Por isso, escolha bem a sua cirurgiã e siga com cuidado as suas orientações.

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato.