Abdominoplastia: passo a passo, tipos e indicações

Abdominoplastia

A cirurgia de abdominoplastia tem como objetivo a redução da gordura localizada no abdômen. Recomenda-se essa técnica para pessoas que estejam dentro da faixa de peso ideal para sua idade e altura, ou bem próximo disso, pois não se trata de um procedimento para emagrecer, mas sim para modelar e realçar a silhueta.

Indicada para pessoas que possuem sobra de gordura, flacidez muscular e excesso de pele na região do abdômen, a abdominoplastia consiste na redução de pele no local e atenuação do aspecto de flacidez. Com isso, além da remoção da gordura, essa técnica promove o contorno da silhueta.

Passo a passo do procedimento

Inicialmente, realiza-se a demarcação no abdômen da paciente, para que seja feita a incisão no local correto durante o procedimento. Na sequência, é feita a aplicação da anestesia, que pode ser geral ou regional, dependendo da indicação médica.

Em seguida, após a sedação da paciente, realiza-se a parte cirúrgica propriamente dita.

Além do corte na região do pubis, realiza-se ainda outro corte durante o procedimento que é em volta do umbigo, para que possa-se retirar a pele dessa região ou puxá-la para baixo. Essa parte é preservada para ser reposicionada ao final da cirurgia.

Posteriormente, juntam-se os músculos reto-abdominais para depois costurá-los. Geralmente, esses músculos separam-se por conta da gravidez ou excesso de peso.

Em seguida estica-se a pele da região superior do abdômen para baixo. Essa pele, por sua vez, é costurada à borda da pele na região pubiana, resultando em uma barriga lisa e firme.

Lembra da pele que foi preservada? Nessa etapa da cirurgia, é realizado um pequeno corte na altura do umbigo, após retirá-lo da pele extraída. Então, é definido um local adequado para reposicionar e costurar novamente.

Por fim, é feita a sutura, para unir uma extremidade de pele à outra.

Tipos de abdominoplastia

  • Abdominoplastia clássica – A indicação é para quando há grande excesso de pele e afastamento da musculatura abdominal (diástase).
  • Abdominoplastia extendida – Possui indicação para pacientes que perderam peso muito rapidamente e possuem excesso de pele flácida também nos flancos.
  • Miniabdominoplastia – Indicação para pacientes que possuem pouco excesso de pele abaixo do umbigo, e que não conseguem reduzir esse excesso por meio de exercícios e dieta equilibrada.

Cicatriz e recuperação

A cicatriz da abdominoplastia depende da técnica utilizada para a realização do procedimento. Dessa forma, nos casos em que há a necessidade do reposicionamento do umbigo, a cicatriz ficará ao redor do umbigo. Para uma boa cicatrização, é necessário seguir as recomendações médicas em relação aos curativos e manter uma dieta saudável.

A recuperação, geralmente, acontece de forma fácil e confortável. Todavia, é importante atentar-se ao período de 4 semanas necessário para obtenção dos resultados desejados. Durante esse tempo, não se deve realizar esforços físicos e a utilização de cinta abdominal compressiva é necessária.

Se você se interessou pelo procedimento e deseja saber mais, confira minhas redes sociais ou entre em contato para agendar uma consulta.