Cirurgias plásticas combinadas

Cirurgias plásticas combinadas

A busca por melhorar diferentes aspectos do corpo, que demandam procedimentos diferentes, porém em uma única cirurgia, é cada vez mais crescente nos consultórios. Essa é a principal função das chamadas cirurgias plásticas combinadas

Como o próprio nome diz, estas consistem na realização de mais de um procedimento estético em uma mesma operação. Unir técnicas pode ter suas vantagens, mas vários fatores e implicações precisam ser levados em consideração para que isso seja possível e seguro.

O que você precisa saber

A combinação de procedimentos exige muita cautela e todos os seus aspectos devem ser entendidos, não só os relacionados à harmonização física, mas também os que têm ligação com a saúde do paciente.

Principais fatores a serem avaliados

A saúde do paciente

Estar saudável é a principal condição. Pessoas com doenças ou implicações crônicas, acima do peso ou fumantes, por exemplo, carecem de uma avaliação ainda mais rigorosa;

Nível de sangramento de cada técnica

Deve-se evitar a combinação de procedimentos que possam acarretar elevada perda de sangue;

Tempo de cirurgia

Intervenções que demandam mais tempo ou serão realizadas em áreas mais extensas do corpo, podem aumentar os riscos para o paciente. Isso também pode tornar impraticável a combinação;

Anestesia

Assim como a verificação do tempo da cirurgia, tão importante quanto é a duração da anestesia, que precisa ser muito bem calculada;

Pós-operatório

Há cirurgias que possuem cuidados e restrições de atividades e movimentos parecidos, ao passo que outras não, o que pode impedir que sejam associadas.

A escolha de procedimentos que, quando combinados, podem interferir no posicionamento físico ou limitar muito a movimentação do paciente no pós-operatório, dificultando sua recuperação, é inviável.

Qual é o principal objetivo das cirurgias plásticas combinadas?

Quando as intenções do paciente em relação aos resultados são mais amplas e não podem ser atendidas em uma única cirurgia, a combinação é uma opção, a qual também pode oferecer resultados mais satisfatórios.

Algumas combinações que podem ser realizadas:

Lipoaspiração e abdominoplastia
Para retirada do excesso de gordura localizada e tratamento da flacidez;

Mamoplastia de aumento e lipoescultura
Essa contempla o aumento dos seios e a melhora do contorno corporal;

Mastopexia e mamoplastia de aumento
Para correção da flacidez e aumento do tamanho mamário, através do implante de silicone.

Quais benefícios as cirurgias combinadas podem oferecer?

Com o respeito de todos os cuidados de segurança, a associação pode trazer algumas vantagens, tais como:

• Diminuição dos custos, devido a necessidade de uma única internação;
• Um único período de repouso, recuperação e afastamento das atividades;
• Uma única anestesia;
• Melhora da autoestima.

Importante ressaltar:

A decisão pela realização de tratamentos combinados dependerá diretamente da segurança da intervenção para o paciente. Se o risco for grande, a opção com certeza deverá ser descartada.

Priorizar a escolha de uma profissional especializada é indispensável. Assim como conversar abertamente para esclarecer todas as suas dúvidas e conhecer todos os riscos e inferências que podem envolver a cirurgia que você escolher.

Gostou de entender sobre as cirurgias plásticas combinadas? Leia também os demais artigos do blog sobre temas relacionados!