Prótese de silicone (as mamas podem cair?)

Colocar prótese de silicone é um dos grandes sonhos de parte das mulheres. No entanto, saber detalhes sobre sua colocação é fundamental, para que o pós operatório seja tranquilo. Por isso, separei para este artigo algumas informações que acredito serem necessárias. Se você está se preparando para a sua tão sonhada cirurgia, esse texto é para você… Aproveite cada linha.

Como funciona a prótese de silicone

Colocar uma prótese de silicone envolve vários fatores que precisam ser avaliados pela cirurgiã plástica. Por exemplo, o formato e volume da prótese, assim como a via de colocação. Além disso, todas essas variáveis são analisadas de acordo com o biotipo da pessoa, para que o conjunto todo fique harmônico e belo. Mas isso será plenamente avaliado e cuidado pela cirurgiã.

As mamas nunca mais vão cair após colocar a prótese de silicone?

A queda das mamas pode ser influenciada por diferentes fatores. Pode ser desde questões genéticas até alterações de peso ou pós gestação.
Apenas colocar os implantes de silicone não garantem a estabilidade da mama, caso a paciente tenha indicação de mastopexia. Por isso é tão importante você conversar com sua cirurgiã, fazer uma avaliação completa e tirar todas as dúvidas.

As cicatrizes ficam muito aparentes?

Não. Se necessário apenas colocação de implantes sem mastopexia, as cicatrizes costumam ficar na região abaixo do seio (no sulco, entre a mama e o tórax). Caso necessite de mastopexia, as cicatrizes são maiores, mas melhoram e amadurecem com o tempo, se tornando suaves e discretas. Em geral, a cicatriz passa por um processo que envolve uma pequena reação aos pontos, o começo de seu clareamento, até que se torne uma cicatriz mais clara e menos consistente. Esse processo tende a finalizar entre o 12º ao 18º mês, após a cirurgia.

Sobre a possibilidade de se criar um queloide na cicatriz, posso afirmar que depende, principalmente, de fatores genéticos. Mas se acontecer, existem tratamentos que resolvem a questão também.

É possível amamentar após a plástica?

Com toda a certeza. Coloca-se a prótese abaixo da glândula mamária, ou abaixo da musculatura, não impedindo de nenhuma forma a produção de leite. O que pode acontecer é uma perda temporária da sensibilidade da aréola, em função do processo de cortes. Comunicar a cirurgiã, para que se avalie as possibilidades de retorno dessa sensibilidade, é fundamental sempre.

Pode acontecer rejeição à prótese de silicone?

Rejeição, propriamente dito, não. O que pode acontecer, com o passar dos anos, é uma retração da cápsula. Isso, por sua vez, pode levar a um endurecimento da região, com consequente distorção da anatomia das mamas, além de dor. Nesses casos é preciso agendar um retorno para avaliação e possível cirurgia para retirada da cápsula endurecida.

3 dicas para cuidar do pós operatório

Não adianta! Um excelente resultado está intimamente ligado com o processo de cuidados durante a recuperação do procedimento. Por isso, anote essas orientações importantes:

1- Mantenha os curativos sempre limpos e bem secos.
2- Cuide o tempo correto para a retirada dos pontos (siga à risca a orientação da sua cirurgiã).
3- Após a retirada dos pontos, mantenha a cicatriz sempre bem hidratada e protegida do sol até a completa recuperação.

E lembre-se que uma boa recuperação começa de dentro para fora. Beba muita água e alimente-se saudavelmente. Tenho certeza que com essas informações você já consegue se preparar mais tranquilamente para colocar o seu sonhado silicone. Qualquer dúvida, pode entrar em contato. Vou amar ajudar!